Part Club Cultural: MuBE abre exposição com arte e arquitetura de Paulo Mendes da Rocha

Paulo Archias Mendes da Rocha é um arquiteto e urbanista brasileiro, responsável pelo projeto arquitetônico  MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, o museu foi criado em 1995, em uma área de 7.000 metros quadrados no bairro paulistano do Jardim Europa. Sua sede é um dos edifícios mais significativos da obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Erguido em concreto aparente, abaixo do nível da rua, o prédio conta com o silêncio como parte do ambiente.

Paulo Mendes da Rocha

Pedra no céu foi o nome escolhido para a exposição que apresenta a relação entre arte e arquitetura na obra de Paulo Mendes da Rocha.

A “pedra no céu’ é o modo como Mendes da Rocha se refere ao grande plano horizontal de concreto armado da marquise do MuBE, que se apoia em duas bases. Ele, que tem 88 anos, é um dos mais premiados arquitetos brasileiros da atualidade. No ano passado, recebeu o Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza. A exposição pretende apontar vínculos entre arte e o legado da arquitetura brutalista de São Paulo. A clareza e a concisão do prédio do MuBE surgem tanto como continuidade de pesquisas anteriores do arquiteto, quanto como desdobramentos exigidos pela singularidade do projeto. Pedra no Céu também explora as relações entre o museu e a produção contemporânea, seja a partir de contrastes ou de consonâncias.

A artista Laura Vinci fará uma intervenção com vapor d’água, formando “nuvens” na marquise do museu. “[A ideia é dar] a impressão de brumas, oferecendo ao visitante um ar misterioso e a sensação de que a marquise está elevada ao céu”, descreve a organização da exposição.

MuBE

São mais de 50 peças de 25 artistas, exibindo obras tridimensionais, fotografias, pinturas e desenhos. Um dos destaques é a maquete do MuBE, pertencente à coleção do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Av. Europa, 218 – São Paulo
Exposição disponível até  dia 2 de Julho
Terça a domingo, das 10h ás 18h

Fonte: MuBE;Glamurama;Wikipedia

One thought on “Part Club Cultural: MuBE abre exposição com arte e arquitetura de Paulo Mendes da Rocha

Comments are closed.