Defina seus objetivos pessoais e prolongue a vida do seu negócio

Você já pensou onde você quer estar daqui a 5 anos? Pois bem, é preciso definir metas! Viver o dia a dia sem estabelecer objetivos é como andar sem rumo: a gente nunca sabe onde vai chegar. Não é isso que você deseja, tenho certeza. E, como seu negócio é parte importante da sua vida, planejar suas metas pessoais inclui pensar nele também.

Aqui estão 5 dicas para ajudá-lo a enxergar claramente seus objetivos:

1. Estabeleça prioridades

Essa é fácil, mas requer planejamento. Quando você não tem um planejamento, por mais que saiba onde quer chegar, acaba não fazendo nada. Isso, porque acaba se perdendo dentre suas prioridades. Portanto, organize-se nesse aspecto.

2. Mantenha o foco

Manter o foco é um dos segredos do empreendedor de sucesso. Se você estabeleceu que sua empresa deve crescer nos próximo 5 anos de maneira a ter filiais, por exemplo, de forma alguma tome um rumo diferente no meio do caminho.

3. Faça uma gestão eficiente

Ter tudo sob controle, bem administrado, é pisar em solo firme e não temer terremotos. Crescer nos negócios exige esforço e muito trabalho.
Uma gestão bem feita tem resultados visíveis: clientes satisfeitos é um deles.

4. Conheça tudo sobre o mercado no qual atua

Isso vale para qualquer área de atuação, produto ou serviço oferecido. Dominar tudo sobre o mercado no qual você atua te fará um especialista nele. Isso é necessário para lidar com seus fornecedores, clientes e até mesmo com a concorrência.

5. Reinvista sempre uma parte dos seus lucros

Muitos empreendedores acham que, para crescer e atingir suas metas, basta lucrar e lucrar. Mas não é bem assim. Reinvestir uma parte dos ganhos é essencial para manter seu negócio competitivo. Tudo muda o tempo todo no mundo, e nos negócios não seria diferente: inovações aparecem, as coisas modernizam-se; esteja atento e invista.

 

Fonte: Guia Empreendedor