Arquitetura e Design: Campus sustentável com o edifício mais alto de Budapeste.

O projeto do campus corporativo sustentável para a nova sede da empresa húngara de petróleo e gás MOL Group, localizado ao sul de Budapeste foi apresentado por Foster + Partners . Conhecida como MOL Campus, a sede se concentrará em uma estrutura ambientalmente ousada localizada em uma espécie de parque. Quando concluído, será o edifício mais alto da cidade.

Segundo o diretor de projeto da Foster + Partners, este será um projeto icônico por diversas razões. Uma delas é que a concepção do edifício apresentou grandes desafios, garantindo que o projeto atendesse a todas as necessidades funcionais da empresa, estando de acordo com os mais altos padrões de sustentabilidade e, ainda, respeitando seu entorno histórico.

 Formalmente, o edifício é uma evolução natural da tipologia tradicional de embasamento e torre. Uma base translúcida permeia uma série de espaços abertos e passarelas, e de forma suave, uma de suas extremidades se desenvolve em uma torre de 28 pavimentos. Favorecendo o relaxamento e a concentração, o edifício possui jardins e luz natural em toda sua extensão, desde o átrio central, passando pelas fachadas até a cobertura, onde um jardim acessível ao público irá coroar a torre.

Fonte: Archdaily